segunda-feira, 3 de maio de 2010

São todos descendentes de Abraão? (Judeus)

São todos descendentes de Abrão? (judeus)

Como se explica o fato de os judeus terem se espalhado por várias partes do mundo? Eles já estavam espalhados após os primeiros grandes exílios de escravidão. Todo o mundo” romano” já era repleto de judeu porque, automaticamente, sendo um povo reprimido pelo império romano, tinha todo acesso de toda área dominada.. O estado Romano era tolerante com os povos que dominava. Por exemplo, você era dominado na palestina, mas se quisesse morar na Grécia, poderia, pois também era território do mesmo “dono”. A palestina sempre esteve nas mãos dos palestinos? A palestina que hoje entendemos como território que deixou de existir, na verdade passou a representar uma etnia, ou seja, um grupo racial. A palestina já teve um território. Mas sempre foi uma área confusa, porque em toda aquela região sempre ocorreram mudanças de fronteiras de formas intensas. Isso é algo comum na história, porque eles tomam pedaços para lá e para cá.

Na realidade quem são os palestinos?

São de origem comum aos Árabes. Na verdade, todo mundo ali é árabe, com exceção da Síria e Israel. Ali temos três grupos: árabes, sírios, e judeus. A Síria, segundo o antigo testamento da bíblia, não vem de Ismael, como os demais povos árabes, que vêm da descendência de Ismael, filho de Abrão. Os judeus vêm da descendência de Isaque, o outro filho de Abraão, e os sírios vêm da descendência de Naor, filho de tera , pai de Abraão. Ou seja, Naor e Abraão eram irmãos. São três povos de origens diferentes, mas todos parentes entre si. Os sírios vêm do irmão de Abrão, todos os árabes vêm do filho bastardo de Abrão, enquanto os judeus vêm do filho legítimo de Abrão. Os palestinos fazem parte dos descendentes de Ismael, com Arábia Saudita, Jordânia e Líbano. Judeus e Árabes são meio-irmãos, filhos do mesmo pai, mas de mães diferentes.

Qual a explicação que envolve o conflito no monte do Templo?

O monte do Templo é onde está hoje a Mesquita de Omar. A confusão que existe é porque o judaísmo está todo preparado para retornar a sua prática religiosa ritual, com as roupas sacerdotais e os altares prontos. Só falta o templo. Só que para obter o templo de volta, eles têm que destruir a Mesquita de Omar ou pelo menos removê-la.

E porque justamente aquele pedaço onde está a Mesquita de Omar?

Porque faz parte da tradição religiosa, tanto dos muçulmanos quanto dos judeus. Dizem que foi ali que Abrão subiu com Isaque para oferecê-lo a Deus em sacrifício. Então para os dois povos é considerado um monte sagrado, um local de culto.


Por favor, não jogue esta mensagem na lixeira, envie a outros amigos!
14:01 Incluir no blog Livros

Nenhum comentário: